Resenha: A Noiva Fantasma - Yagszee Choo

by - 10:13


Autor: Yagszee Choo
Editora: DarkSide Books
Ano: 2015
Páginas: 360
Classificação: ★ ★ ★ ★ ★ ♥

Certa noite, meu pai me perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma...
1893. Li Lan é uma jovem que recebeu educação e cultura, mas que vive sem grandes perspectivas depois da falência de seus pais. Até surgir uma proposta capaz de mudar sua vida para sempre: casar-se com o herdeiro de uma família rica e poderosa. Há apenas um detalhe: seu noivo está morto.

A família da jovem Pan Li Lan passa por dificuldades desde que a família foi atacada pela varíola que culminou no falecimento de sua mãe e deformou o rosto do pai. Desde então o pai vive enclausurado e bebendo enquanto a riqueza da família vai lentamente desaparecendo; mas tudo isso está prestes a mudar quando Li Lan recebe a proposta de casamento com Lim Tian Ching de uma das famílias mais ricas e importantes de Malaca, há apenas um porém: o noivo já faleceu.
"Não era exatamente isso que alguém gostaria de ouvir como primeiro pedido de casamento."
Nunca imaginei que estaria resenhando esse livro, pois já tinha passado diversas vezes por ele e sempre imaginei que fosse um livro que se tratava da  história e algumas excentricidades que ocorrem na China, mas olha qual foi minha surpresa quando o livro me mostrou ser mais que isso! O enredo nos remete a um pouco da história do local e os costumes estranhos lá cultivados como o casamento fantasma, prática considerada rara e estranha mesmo em 1893, que era usada principalmente para tranquilizar o espírito inquieto do(s) falecido(s). Gostaria de agradecer mais uma vez a Ingrid do Resenha Atual que está sempre me dando dicas maravilhosas de livros mulher, pelo amor de Deus, você tá me deixando pobre!.

Li Lan recebe a proposta, mas longe dela querer casar com alguém que já está morto e graças a essa recusa passa a ser assombrada por Tian Ching, que com a ajuda da mãe consegue se infiltrar nos sonhos de Li Lan para tentar fazê-la mudar de ideia. Desesperada com o aparecimento constante Tian Ching em seus sonhos, Li Lan pede ajuda a sua adorável Amah — mulher que cuidou de Li Lan desde a morte de sua mãe e que é cheia de superstições — que por sua vez vai atrás de medidas drásticas para acabar com as visitas indesejadas de Tian Ching, porém devido a um acidente o espírito de Li Lan acaba desencarnando. É então que a verdadeira aventura começa.
"Eu não me curvaria a sua vontade. Qualquer coisa seria melhor que me tornar esposa desse espectro."
O livro é dividido em quatro partes Malaia - 1893, O Além, A Planície dos Mortos e Malaca. Quando Li Lan desencarna passa a conhecer o mundo por trás do mundo e que todas as lendas e histórias mal assombradas que ouvia em sua infância eram verdadeiras. Li Lan é aconselhada pelo Velho Wong, um dos últimos empregados restantes na casa onde vive e que consegue ver seu espírito, a ficar próximo ao seu corpo, entretanto a curiosidade de Li Lan é mais forte e ela sai para explorar o mundo sombrio que se desdobra a sua frente e passamos a conhecer personagens esquisitos, mas estranhamente encantadores, meu favorito de longe foi Er Lang e a vontade que dá é escrever um texto sobre ele, porque foi um dos personagens mais incríveis que já conheci, mas também não quero estragar a surpresa que é conhecê-lo.
"— É por isso que você pensa ser irresistível, não é?
Ele sorriu. Era um sorriso deslumbrante que me roubava as forças. — Sempre falo a verdade."
Ao ler A Noiva Fantasma você tem que ter em mente que estamos entrando em uma cultura completamente machista que só esperam que as mulheres procriem e cuidem dos seus maridos enquanto que aos homens é dado toda a liberdade possível até ter mais de uma esposa e várias concubinas, por isso, que é uma delícia acompanhar Li Lan em suas aventuras. Não vou dizer que nossa protagonista é um contraste completo das moças de sua época porque não, não é; mas ela difere de suas companheiras femininas porque enquanto todas estão preocupadas apenas em arranjar bons maridos e ter um casamento próspero, Li Lan passa todo o tempo que pode enfurnada na biblioteca do pai tentando aprender mais sobre tudo, pensando em estudar e desbravar o mundo contrariando os costumes da época que acreditava que a mulher não deveria ter nenhum tipo de pensamento crítico, porém mesmo tendo adorado Li Lan tenho que admitir que no começo ela é um pouco mimada, mas o amadurecimento dela é visível durante a narrativa, especialmente depois que ela começa a sair de debaixo das asas de sua Amah.

Outros personagens vão sendo apresentados como a Amah de Li Lan que é extremamente protetora com ela e muito supersticiosa, chegando a algumas vezes a me irritar um pouco, mas por trás de toda as superstições é apenas uma doce velhinha que ama Li Lan como a uma filha. O Velho Wong também foi um personagem que apareceu pouco, mas foi muito importante na história e sempre tentando ajudar Li Lan com suas duvidas sobre o mundo dos mortos que os circundavam.

O universo criado por Yagszee Choo é maravilhosamente sombrio (porque sim, amo livros com esse ar sombrio), rico e bem escrito. Fazia tempo que não terminava um livro tão empolgada com algo e ainda mais a mitologia descrita em A Noiva Fantasma, não dá nem para começar a falar sobre tudo o que acontece lá, a queima de oferendas que são os origamis jogados na água para que os mortos sejam ricos na pós-morte, as Cortes do Inferno onde as almas são julgadas para que possam seguir em frente ou reencarnar, a Planície dos Mortos local onde os mortos ficam a espera dos julgamentos nas Cortes e que é praticamente um mundo por trás do mundo.  Tudo tão incrível! Só em falar já me sinto empolgada

me define
Acho que se fosse falar de tudo o que gostei nesse livro a resenha iria ficar quilométrica, sério, o livro é fantástico e eu queria mais! E aqui vem uma coisa que achei que poderia ser melhor explicado é sobre o mundo de Er Lang (e o próprio Er Lang!), um dos personagens em que fiquei mais fascinada, mas que soube muito pouco sobre ele e sobre sua história. O pior é descobrir que é um livro único — , ou seja, sem mais Er Lang para você #todoschora — e essa é a primeira vez que eu fico triste em ler um livro único, na verdade ultimamente tenho sempre desejado ler mais e mais livros únicos (menos estresse e menos possibilidade de aparecimento de triângulos amorosos).
"Eu havia conhecido um mundo escondido que, por mais que fosse aterrador, também era fonte de puro encanto."
O final não foi exatamente o que estava esperando, mas foi sensacional e inesperado e eu gostaria muito de mais mesmo que a autora por favor, nunca te pedi nada! fizesse pelo menos um spin-off ou uma continuação mesmo para explicar melhor algumas coisas, pois eu acredito que Li Lan ainda tem muita coisa para conhecer e nos contar também.

You May Also Like

52 comentários

  1. Esse livro parece ser O Livro. Pela resenha da uma vontade imensa de ler e farei isso quando for possível!
    Beijoos.
    http://amordeluaazul.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A capa desse livro é linda menina! Sua resenha me deixou com muiiiiiiiiita vontade de lê-lo, você realmente amou o livro! O livro tem romance também?

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim, é pouco, mas o suficiente pra deixar todas suspirando <3

      Excluir
  3. Oi Dani!
    Essa capa é tão linda né? Quero dizer, a edição toda é linda.
    Tenho muita vontade de ler, mas ler físico mesmo e acho o preço um pouco alto. Mas ótima dica.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O preço é realmente alto, mas quando você vê a edição tão linda sabe que valeu a pena, haha

      Excluir
  4. Eu sempre tive vontade de ler esse livro, poque acho a capa muito linda, mas agora depois de sua resenha, defendendo com tanta empolgação fiquei com mais vontade ainda de comprar.

    Beijos,
    Blog Não Vivo Sem Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi Daniele,
    Pela sua resenha, dá para ver que o contexto do livro para ser mto interessante. E essa pegada mais sombria é otima mesmo.
    Uma pena que ficam algumas questões em aberto no final do livro. Mas sabe que as vezes eu gosto disso? De poder ficar imaginando o que poderia ter acontecido....
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino. No livro não fica questões abertas, só fica aquela vontade de um maior aprofundamento nesse mundo, sabe?

      Excluir
  6. Oi :D
    Eu li esse livro ano passado e foi um das melhores surpresas. Acabou sendo um dos meus favoritos também!
    Fora que essa edição já é um convite pra uma leitura incrível né?! DarkSide arrasa!
    Bj


    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Daniela, tudo bem?
    Confesso que não conhecia o livro, na verdade, já faz até um tempinho que compro um livro, sempre deixo eles de lado.

    Mas adorei a resenha, até me achou atenção e ficou curiosa.

    http://garotadelicada20.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Dani!
    Que renha maravilhosa! Fiquei empolgada para ler :)
    Sou completamente apaixonada por fazer Tsurus (esses pássaros de origami que aparecem na capa do livro)... já dobrei mais de mil deles. Conheça a história dos Tsurus aqui: http://gatitaecia.blogspot.com.br/2015/11/artesanatodiy-lenda-dos-1000-tsurus-e-o.html

    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi esse post Tati e achei lindo! Preciso aprender essa arte <3

      Excluir
  9. Oi, Daniele!
    Aahh, como tenho vontade de ler esse livro <3 Sou apaixonada por essa capa. Confesso que não esperava uma história tão cheia de detalhes, mas gostei bastante disso.
    Sua resenha está fantástica.

    Beijão,
    Sofia - Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  10. Oi Dani!
    Tenho este livro e sempre fico babando pela capa e diagramação, que coisa mais linda! Gostei muito de conferir sua resenha e saber que a estória não fica atrás. Deve ser mesmo muito instigante, fiquei curiosa para conhecer esta cultura. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Dani! A história é realmente muito boa! Recomendo

      Excluir
  11. Oi Dani,
    Não havia ouvido falar sobre esse livro ainda, más depois dessa resenha maravilhosa estou super empolgada para ler!
    Beijocas da Ana ;*
    http://mundodosonhos2.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oooi! Tudo bem?

    Antes de tudo, que capa maravilhosaaaaa! É um daqueles livros que te dá vontade de comprar sem nem saber do que se trata, só pra ter a belezura na estante. Saber que a beleza dele não para por aí, e que a história também surpreende, me deixa muito animada para lê-lo. O enredo parece ser bem rico e interessante, mas já vi que essa abordagem machista vai me incomodar. Chega a dar raiva que tenham tantas continuações desnecessárias por aí, e quando a gente mais precisa de uma a autora resolve parar kkkk. Vou procurar o livro aqui na livraria da minha cidade, fiquei bem interessada. Ótima resenha, viu?

    Beijinhos, te espero lá no http://amendoasefelpices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Amanda e obrigada!
      E meodels, só li verdades nesse comentário! Vemk, vamos ser amigas!

      Excluir
  13. Oi, Dani!
    Toda resenha que leio fala maravilhas desse livro, mas sabe que não me desperta aquele interesse?
    Que bom que a leitura foi proveitosa!
    Te indiquei numa tag. Olha lá.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  14. Helloo, Dani! Tudo numa nice?!
    Ah, eu queria ler esse livro há algum tempo, mas foi só porque achei essa capa arrasadora e porque gosto dos livros da Darkside, a diagramação é tão linda e rica. São sempre lançamentos bem legais.
    Se eu não tivesse assistido um episódio de um seriado (não lembro qual foi agora, mas foi um processual, acho que foi The Blacklist) que tratou dessa questão sobre o noivo assombrar a noiva e toda essa questão cultural da China de o espírito assombrar. Creio que se não tivesse esse background ia ficar perdida. Assim que fui lendo essa resenha fui percebendo que conhecia esse contexto e isso foi bom ehehe.
    Esse livro parece ser rico e diferente, não tem muito a ver com o tipo de leitura que estou acostumada. Também curto mais livros únicos porque não tem triângulo amoroso - geralmente. Principalmente livros tristes. Gosto de livros tristes como você já deve estar ciente.
    A sua resenha está ótima e empolgada, Dani! Cada vez mais arrasadora!
    Ainda não sei se vou ler o livro, mas se o fizer vai ser bem mais para frente porque estou cheia de leitura para fazer. A minha eta está grande esse ano!!
    Beijin...
    Pieces of Alana Gabriela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei Alana! Livros únicos são os melhores! Não curto muito livros tristes por motivos de: não gosto de chorar, mas alguns vale muito a pena ler. A Noiva Fantasma não é um livro triste, mas tenho uma sensação de que talvez você goste da história, afinal, fala muito sobre história, principalmente da China :)

      Excluir
  15. Eu já xonei da capa, acredita que eu quase levava ele pra casa outro dia! porém os planos mudaram e eu tive que levar outro ! porém sua resenha está ótima, dá próxima eu levo !

    hey gatinha, indiquei você em uma TAG :: http://seteprimavera.blogspot.com.br/2016/01/tag-13-perguntas-pessoais.html

    Beijão <3
    Blog: seteprimavera.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Sou apaixonada por essa história( e capa, of a curse) há um tempo.Sou extremamente curiosa como esse livro se desenvolve ao decorrer das páginas :)

    Obrigada por instigar mais a minha vontade,srsrsrsrs.

    beeijão <3
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Eu já conhecia esse livro, eu tenho vontade de le-lo, e fiquei ainda mais com vontade depois de ler sua resenha. Eu vi ele na livraria, e tipo, o acabamento é P E R F E I T O, como sempre a editora Darkside fazendo um ótimo trabalho...

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  18. Olá, Dani! Tudo bem?

    Adorei sua resenha sobre, Noiva Fantasma.
    Quero muito encarar essa leitura, mas estou sem condições financeiras no momento. Enfim, assim como você também gosto de leituras com ar sombrio e isso é uma das coisas que mais me chama atenção nessa obra.

    Até mais. http://estantedeumafangirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo completamente lindo! O livro é lindo, mas o preço é bem salgadinho '><

      Excluir
  19. Acho a capa desse livro espetacular, mas nunca peguei pra ler, provavelmente por ter a mesma impressão que você. Deve ser bem legal ler sobre as culturas deles e a magia toda da história. Ótima resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Fragmentados", vem conferir!

    ResponderExcluir
  20. Ual! Esse livro parece ter uma história bem interessante!
    seguindo.

    >>> http://gilustre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá Dani, sua linda! E muito amor envolvido por este blog, meu deus! como vai?

    Menina que resenha arraso foi essa? ficou melhor do que a minha HAHAHAHA só não vou arma barraco por que, estou muito satisfeita por você esta gostando das minhas indicações e estou bastante ansiosa para ler todos os três que você me indicou! A noiva fantasma esta na lista de um de meus livros favoritos com certeza, a autora soube trabalha bem com a cultura e os cenários, depois que Li lan desencarna do corpo e simplesmente fantástico, um misto de aventura e mundo sombrio, também gostei bastante do Er Lang de primeira fiquei encantada por ele, nos deveríamos fazer uma protesto nos nunca pedimos nada a esses autores HAHAHAHA concordo que este e um livro que merecia uma continuação, eu com certeza iria ler *0* tomara que the kiss of deciption seja tão maravilhoso quanto.

    Beijinhos

    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim, maravilhoso! Fiquei tão fascinada por esse livro que acho que não consegui escrever tudo o que senti <3 É muito amor, haha. E obrigada pela indicação de novo! Vou até ler Sereia da Kiera, shaushaush

      Excluir
  22. Super amei a capa, mas a história não me deixou impressionada, não faz muito meu estilo. De toda forma, adorei sua resenha!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Achei a resenha incrível, espero que o livro também me agrade :D
    http://blogmichaelvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi, Daniele!
    Eu sou LOUCA pra ler esse livro! Também curto muito esse ar mais sombrio das histórias e desde que li a sinopse tempos atrás fiquei curiosa para conhecer esse costume da China. Bom saber que você curtiu tanto a leitura, acho que não me decepcionar.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  25. Oii Dani!
    Não conhecia o livro mas não gosto tanto assim de livros sombrios, só com uma pitada de suspense. Mas que bom que você gostou, deu para perceber isso na resenha.
    Sempre que fico apaixonada por um livro fico esperando que a autora lance um spin-off, como você disse, ele é ótimo para explicar aquelas coisinhas complicadas que às vezes ficam entre linhas.
    Beijo,
    paraisodemenina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Oi Dani,
    Tenho muita vontade de ler esse livro, acho a capa linda.
    E seria uma boa pedida para ler algo num ambiente diferente e ainda mais sombrio.
    E nossa essas cenas machistas em livros me dão raiva, porque sinto meio que na pele aqui em casa, com meu irmão sendo protegido dos afazeres haha

    tenha uma ótima quinta =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aff, nem me fale de irmãos sendo protegidos de afazeres porque na minha casa é a mesma coisa. Muito chato isso :/

      Excluir