Resenha: Vingança Mortal - Raquel Machado
Editora: Clube dos Autores
Ano: 2014
Páginas: 117
Classificação: ★ ★ ★
Sinopse
Ao receber uma ligação sobre a morte de sua melhor amiga, Brenda volta a sua cidade natal, Lageado Grande. Lá ela vai ao velório de Nicole, onde encontra seu rosto marcado por facas. Uma dúvida surge: será que realmente foi um acidente como todos falam? Ao voltar para casa algumas pistas aparecem, e Brenda fica obstinada a investigar a morte de Nicole. Ela decide então voltar as suas raízes. Porém, o tempo parece ter mudado muitas coisas, inclusive as pessoas que ela imaginava conhecer.
Envolvida em uma rede de intrigas, dinheiro, drogas e traição, ela se vê prestes a montar um quebra-cabeça, onde cada peça parece se encaixar com extrema exatidão. E a solução para esse mistério, pode revelar um segredo escondido há muito tempo.
Brenda passa por um momento conturbado em sua vida pessoal. Alan, seu marido está sempre voltando tarde para casa por conta do trabalho e se recusa a tocar no tema filhos com Brenda e toda vez que o assunto vem a tona acontece uma briga, porém Brenda ainda estava conseguindo relevar até o dia que recebe uma ligação informando que sua melhor amiga, Nicole, foi morta em um acidente de carro. Abalada, volta imediatamente para sua cidade natal para assistir o funeral de Nicole e ao chegar lá percebe marcas no rosto da amiga que tem mais semelhanças com cortes de facas do que com um acidente de carro e a partir daí começam a surgir várias dúvidas sobre o que realmente aconteceu. E todos parecem suspeitos.
"Toda ação provoca uma reação de igual ou maior intensidade, mesma direção e em sentido contrário". Terceira Lei de Newton.
Vingança Mortal é uma leitura bem rápida que intercala entre o presente e o passado, mostrando como os amigos Ricardo e Elenor, Luís e Alice, Nicole, Brenda e Alan se conheceram e continuaram mantendo sua amizade ao longo do tempo, porém após o casamento Brenda e Alan se mudam para Caxias do Sul e quando Brenda retorna a Lageado Grande percebe que várias coisas mudaram e tudo está longe do conto de fadas imaginado por ela.
Um dos pontos positivos do livro é a leitura rápida, mas também foi um ponto negativo, pois tudo acontece tão rápido que cenas que continham uma boa carga dramática acabaram perdendo todo o seu potencial, não dando tempo pro leitor se conectar com o que está acontecendo ou mesmo gostar de algum personagem. Também não achei muito crível a forma como Brenda descobre sobre o suposto assassinato de Nicole, ficando a me perguntar como os peritos deixaram de perceber isso.
Apesar disso devo parabenizar a autora por criar um intrincado tão grande de intrigas entre os amigos. Houve momentos em que realmente cheguei a pensar que todos estavam envolvidos de alguma maneira na morte da Nicole e mesmo quando já tinha uma ideia de quem realmente era o culpado, ela ainda conseguiu me deixar naquela dúvida de "se era ou não".
De certo modo, Vingança Mortal é um bom livro ele peca em alguns aspectos, acerta em outros, mas não deixa dúvidas de que a autora tem talento e espero que continue mostrando isso em seus próximos livros!
56 comentários
Oi, Daniele.
ResponderExcluirJá li muitas resenhas a respeito de "Vingança Mortal", mas fico um pouco na dúvida se leria o livro ou não, pois uns falam muito bem outros nem tanto. Apesar disso, acho que a premissa do livro é boa.Pena que a autora não explorou tanto.
Beijos!
Tudo Online
Bem, pena sim Sávio, mas dá uma chance! Vai que você gosta :)
ExcluirLogo no começo da resenha eu já pensei "e como os peritos não pensaram nessa marca de faca?", só se estavam envolvidos também, às vezes alguém pagou pra eles etc. Acredita que a sua resenha é a primeira que realmente me despertou curiosidade com esse livro? Apesar de muito bem falado, eu não tinha muito interesse até então. Quero leeer!
ResponderExcluirxx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
Tem resenha nova no blog de "Naomi & Ely e a lista de não-beijos", vem conferir!
Foi o que pensei também, por isso resolvi ler, mas se isso ocorre não é falado no livro :/
ExcluirQueeeeeeero leeeeeer shaushaushashuhsu *------------* O livro parece muito bom!
ResponderExcluirBeijos
http://umagarotanadaencantada.blogspot.com.br/
Que bom Giovana! :D
ExcluirJá li muitas resenhas positivas sobre o livro, mas fiquei feliz com a sua, que expôs esses pequenos pontos falhos da história. Parabéns pela sinceridade, e à autora, pelo talento.
ResponderExcluirBlog Entretanto
Obrigada Jul :D
ExcluirEu li este livro e até já fiz uma resenha sobre ele. E concordo com tudo o que você disse, o principal problema e a melhor coisa dele é o ritmo da trama. Acho que ficou faltando algumas coisas, senti falta de mais detalhes e tal. Apesar disso, acho que a autora mostrou pra que veio, espero que ela continue escrevendo e divulgando novas obras.
ResponderExcluirbju
http://ventoliterario.blogspot.com.br
Sim, exatamente Nathália! A história é realmente muito boa e lê rapidinho, o problema foi só na hora de detalhar.
ExcluirOi, Dani!
ResponderExcluirApesar da sua resenha está muito bem escrita, não gostei muito da sinopse do livro. Assim que li a descrição dele, pensei como ela conseguiu descobri que a Nicole foi assassinada? Ela é perita? Ficou sem sentido.
Beijokas!
http://viciadaporlivro.blogspot.com.br/
Pensei a mesma coisa, mas foi pra descobrir sobre isso que li :)
ExcluirOi Dani... eu já li este livro e gostei muitoooo; principalmente do final...
ResponderExcluirlivros terapias / Sorteio de Fim de ano
Sério? Que bom Lara!
ExcluirOie,
ResponderExcluirnossa ouvi mto sobre este livro, mas ainda não consegui ler.
Parece ser uma ótima história.
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br
É uma boa história sim Van :)
ExcluirOi, Dani. Tudo bem?
ResponderExcluirEstou doida pra ler esse livro e já tô com ele aqui salvo no computador.
Fiquei, inicialmente, com medo de ler a resenha e encontrar algum spoiler (mesmo que não fosse um spoiler de fato), mas ainda bem que não aconteceu :D
Não gosto de leituras rápidas quando essas são assim por explorar pouco as cenas mas continuo bastante empolgada pela premissa do livro.
Quando ler volto aqui para a gente conversar, ahahahahha.
Um beijo!
Crônica sem Eira
Eu gosto de histórias rápidas e muitas que já li abordaram muito bem uma história. Acho que tudo depende da forma como se conta uma história :)
ExcluirNão parece muito o meu tipo de leitura, mas tem cara de ser muito interessante! Eu fico agoniada com esses livros, morrendo de vontade de ir para as últimas páginas para saber o que acontece! Talvez eu dê uma chance a ele quando a minha lista de livros diminuir, kkkkk, pois gostei mt da sua resenha! Beijoss
ResponderExcluirhttp://apaixonadaporfinaisfelizes.blogspot.com.br/
Ah, que bom Carla! Também fico super agoniada, haha
ExcluirAdoro esse tipo de história de investigação, que dá vontade de roer as unhas, ainda não tinha ouvido falar desse livro, preciso voltar com minhas leituras! Beijão, amei sua resenha ;)
ResponderExcluirEstranha no Paraiso | Facebook | Instagram | Twitter | Youtube
SNAPCHAT: alineeb8
É exatamente esse tipo de livro e oirigada :D
ExcluirAAAAAAH, eu já li essa história( tive uma parceria com a Raquel também *_* ) e cara, eu achei tão bem construída a história.
ResponderExcluirehehehe
beeijão :)
http://carolhermanas.blogspot.com.br/
Sério Carol? Que bom, né :)
ExcluirOi, Dani
ResponderExcluirGosto muito de historias desse tipo, pena que muitas resenhas dizem exatamente o mesmo que você disse, talvez eu leia, mas não vejo muito animação, enfim.
Beijos,
Borboletas de papel Ƹ̴Ӂ̴Ʒ
Oii Aline!
ExcluirSempre acho melhor ler e tirar nossas próprias conclusões se temos dúvidas ;)
Oi Dani!
ResponderExcluirA Raquel é um amor de pessoa, quero muito ler esse livro dela.
Parece ser muito envolvente, além de só ler elogios da obra.
Beeijos
http://estante-da-ale.blogspot.com.br/
Oii Ale, espero que você goste então
ExcluirOi Daniele!
ResponderExcluirEsse livro tá na minha fila de espera (tomara que dê para lê-lo esse ano ainda). A premissa é bem interessante.
Beijos,
Epílogos e Finais
Sim, é muito interessante Bia! :)
ExcluirOie! Estou com o livro dessa autora aqui em casa, tenho vergonha ainda nem li, e conheço ela pessoalmente! Vergonha² kkkkk
ResponderExcluirBjs, comenta por favor nessa resenha ajudaria muito:http://resenhasteen.blogspot.com.br/2015/12/desejo-proibido.html
E vem participar do CONCURSO CULTURAL DE NATAL do blog, VALENDO UM LIVRO E UM KIT DE MIMOS.
https://www.facebook.com/Resenhasteen/photos/a.550894918273575.141059.520952071267860/1202088096487584/?type=3&theater
Eui demorei um pouco pra ler Nay, mas taí a resenha :)
ExcluirEu também logo Previ quem seria o culpado, mas as vezes ele me deixou em dúvida. Muito boa sua resenha, parabéns!
ResponderExcluirBeijos,
http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br
Obrigada Nazaré :D
ExcluirOi Daniele, tudo bem ?
ResponderExcluirNão tinha ouvido falar desse livro.
Sua resenha foi a primeira que eu li, e gostei bastante de sua resenha.
Beijos
@saymybook
http://saymybook.blogspot.com.br/
Sério, que bom Denise :)
ExcluirEu já li, já resenhei e gostei! Mas realmente você está certa em comentar "Como é que os peritos não perceberam?". Me perguntei a mesma coisa! Mas nos mundos literários tudo é possível ehueheuheueh
ResponderExcluirBlog Decidindo-se \o/
É verdade que é possível, mas eu gosto de explicações para as impossibilidades ;)
ExcluirOi Daniele,
ResponderExcluirJá tinha visto esse livro, mas não parei muito para ler a história. Por um lado é bom quando a leitura é rápida, pois a gente lê e nem ve a história passar, mas por outro é ruim que acaba logo :(
Adorei sua resenha, espero que eu possa ler esse em breve.
Conhecendo seu e já estou seguindo!
Bjs
http://diarioelivros.blogspot.com.br/
Sim, senti esse misto de bom e ruim também, haha
ExcluirJá vi bastante esse livro por aí!!
ResponderExcluirCaiu no gosto do publico!!
Ótima resenha!!
Beijinhos :*
Sankas Books
Oii. Sim também já vi várias resenhas xD
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirHelloo, Dani! Tudo numa nice?!
ResponderExcluirEu já tinha visto muitas resenhas desse livro por aí e por saber que pecava nesse quesito da escrita ser muito objetiva e rápida eu decidi por não ler a obra. É claro que tem os seus pontos bons sobre o mistério e a potencialidade da premissa, mas eu gosto de uma carga dramática bem escrita, sabe?! Fico frustrada quando não acontece e fico imaginando de todas as formas. Gostei da sua resenha sincera.
Beijin...
Pieces of Alana Gabriela
Oii Alana, tudo sim e com você?
ExcluirSei exatamente como é o sentimento. Tive o mesmo com esse livro, mas ao mesmo tempo foi muito bom também. É como disse: o livro teve seus pontos negativos e positivos.
Olá,
ResponderExcluirEu sempre vejo alo relacionado a esse livro por aí, mas ainda não tive curiosidade de ler, a bem da verdade é que esse probleminha na escrita me incomodaria, então eu que já não tinha interesse agora já não quero ler mesmo.
Beijos.
Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com
Ah, que pena Gabriela :/
ExcluirGostei da resenha e do blog, que acabei de conhecer. Meus parabéns pelo trabalho, já estou seguindo você! :) Poderia dar uma olhadinha no meu, que comecei agora? Se não for incômodo, é claro. Estou na luta para conseguir pessoas que se interessem por ele e blogs que também me interessam, hahaha.
ResponderExcluirObrigada, qualquer coisa.
Parabéns!
Beijos,
ofantasmaliterario.blogspot.com
Que bom uqe gostou Carol ;)
ExcluirThe post is so great! Thank you for sharing:)
ResponderExcluirirenethayer.com
Okay :)
ExcluirGosto bastante de livros com essa pegada de suspense, mistério e afins. Mas pela sua resenha, acho que não vale muito a pena, porque, pelo que você disse, as coisas acontecem rápido demais e acho que as vezes "a digestão" tem que ser mais lenta porque caso contrário a história não cola. Mas mesmo assim não deixa de ser interessante!
ResponderExcluirBeijo,
paraisodemenina.blogspot.com
Oii Bia, a história é muito interessante, tem apenas esse pequeno por menor, mas de resto está muito bom :)
ExcluirOi Daniele!
ResponderExcluirPrimeiramente: Menina, que amor de blog que é esse *-*
Estou apaixonada pelo layout e delicadeza em cada detalhe, parabéns!
Agora sobre o livro, já li muitas resenhas sobre ele e me parece bem "divisor de águas", alguns amam outros odeiam rsrs
Vou aguardar um pouco antes de me decidir se leio ou não.
Amei o blog e já estou seguindo!
Beijos, Ana.
www.entrepaginasblog.blogspot.com.br
Oii Ana!
ResponderExcluirE quanto amor em um comentário! Fico muito feliz que você tenha gostado do blog <3 Sim, as pessoas parecem estar divididas quanto a dizer se ele é bom ou não :)
Oi,
ResponderExcluirTudo? Vim conferir sua resenha. Então o Vingança nasceu como um conto por isso ele tem esse ar dinâmico dos acontecimento, eu escrevi ele há 15 anos atrás (tinha 16 anos na época), e a intenção dele no início era contar uma história rápida e dinâmica que pudesse ser lida em pouco tempo. Sobre a questão dos policiais tem uma razão disso ter acontecido dessa maneira, infelizmente não descrevi no livro por falta de técnica mesmo na época, mas fica a dica para o próximo ou quem sabe um spin off desse. se ainda quiser saber me avisa que te conto por e-mail senão vou acabar soltando spoilers indesejados por aqui. Obrigado pelo seu apoio.
Beijos
Raquel Machado
Escritora Vingança Mortal