Resenha: Vingança Mortal - Raquel Machado

by - 09:05

Autor: Raquel Machado
Editora: Clube dos Autores
Ano: 2014
Páginas: 117
Classificação: ★ ★ ★

Sinopse
Ao receber uma ligação sobre a morte de sua melhor amiga, Brenda volta a sua cidade natal, Lageado Grande. Lá ela vai ao velório de Nicole, onde encontra seu rosto marcado por facas. Uma dúvida surge: será que realmente foi um acidente como todos falam? Ao voltar para casa algumas pistas aparecem, e Brenda fica obstinada a investigar a morte de Nicole. Ela decide então voltar as suas raízes. Porém, o tempo parece ter mudado muitas coisas, inclusive as pessoas que ela imaginava conhecer. Envolvida em uma rede de intrigas, dinheiro, drogas e traição, ela se vê prestes a montar um quebra-cabeça, onde cada peça parece se encaixar com extrema exatidão. E a solução para esse mistério, pode revelar um segredo escondido há muito tempo.

Brenda passa por um momento conturbado em sua vida pessoal. Alan, seu marido está sempre voltando tarde para casa por conta do trabalho e se recusa a tocar no tema filhos com Brenda e toda vez que o assunto vem a tona acontece uma briga, porém Brenda ainda estava conseguindo relevar até o dia que recebe uma ligação informando que sua melhor amiga, Nicole, foi morta em um acidente de carro. Abalada, volta imediatamente para sua cidade natal para assistir o funeral de Nicole e ao chegar lá percebe marcas no rosto da amiga que tem mais semelhanças com cortes de facas do que com um acidente de carro e a partir daí começam a surgir várias dúvidas sobre o que realmente aconteceu. E todos parecem suspeitos.
"Toda ação provoca uma reação de igual ou maior intensidade, mesma direção e em sentido contrário". Terceira Lei de Newton.
Vingança Mortal é uma leitura bem rápida que intercala entre o presente e o passado, mostrando como os amigos Ricardo e Elenor, Luís e Alice, Nicole, Brenda e Alan se conheceram e continuaram mantendo sua amizade ao longo do tempo, porém após o casamento Brenda e Alan se mudam para Caxias do Sul e quando Brenda retorna a Lageado Grande percebe que várias coisas mudaram e tudo está longe do conto de fadas imaginado por ela.

Um dos pontos positivos do livro é a leitura rápida, mas também foi um ponto negativo, pois tudo acontece tão rápido que cenas que continham uma boa carga dramática acabaram perdendo todo o seu potencial, não dando tempo pro leitor se conectar com o que está acontecendo ou mesmo gostar de algum personagem. Também não achei muito crível a forma como Brenda descobre sobre o suposto assassinato de Nicole, ficando a me perguntar como os peritos deixaram de perceber isso.

Apesar disso devo parabenizar a autora por criar um intrincado tão grande de intrigas entre os amigos. Houve momentos em que realmente cheguei a pensar que todos estavam envolvidos de alguma maneira na morte da Nicole e mesmo quando já tinha uma ideia de quem realmente era o culpado, ela ainda conseguiu me deixar naquela dúvida de "se era ou não".

De certo modo, Vingança Mortal é um bom livro ele peca em alguns aspectos, acerta em outros, mas não deixa dúvidas de que a autora tem talento e espero que continue mostrando isso em seus próximos livros!


You May Also Like

56 comentários

  1. Oi, Daniele.
    Já li muitas resenhas a respeito de "Vingança Mortal", mas fico um pouco na dúvida se leria o livro ou não, pois uns falam muito bem outros nem tanto. Apesar disso, acho que a premissa do livro é boa.Pena que a autora não explorou tanto.

    Beijos!
    Tudo Online

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, pena sim Sávio, mas dá uma chance! Vai que você gosta :)

      Excluir
  2. Logo no começo da resenha eu já pensei "e como os peritos não pensaram nessa marca de faca?", só se estavam envolvidos também, às vezes alguém pagou pra eles etc. Acredita que a sua resenha é a primeira que realmente me despertou curiosidade com esse livro? Apesar de muito bem falado, eu não tinha muito interesse até então. Quero leeer!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Naomi & Ely e a lista de não-beijos", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi o que pensei também, por isso resolvi ler, mas se isso ocorre não é falado no livro :/

      Excluir
  3. Queeeeeeero leeeeeer shaushaushashuhsu *------------* O livro parece muito bom!
    Beijos
    http://umagarotanadaencantada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Já li muitas resenhas positivas sobre o livro, mas fiquei feliz com a sua, que expôs esses pequenos pontos falhos da história. Parabéns pela sinceridade, e à autora, pelo talento.

    Blog Entretanto

    ResponderExcluir
  5. Eu li este livro e até já fiz uma resenha sobre ele. E concordo com tudo o que você disse, o principal problema e a melhor coisa dele é o ritmo da trama. Acho que ficou faltando algumas coisas, senti falta de mais detalhes e tal. Apesar disso, acho que a autora mostrou pra que veio, espero que ela continue escrevendo e divulgando novas obras.

    bju
    http://ventoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, exatamente Nathália! A história é realmente muito boa e lê rapidinho, o problema foi só na hora de detalhar.

      Excluir
  6. Oi, Dani!
    Apesar da sua resenha está muito bem escrita, não gostei muito da sinopse do livro. Assim que li a descrição dele, pensei como ela conseguiu descobri que a Nicole foi assassinada? Ela é perita? Ficou sem sentido.
    Beijokas!
    http://viciadaporlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei a mesma coisa, mas foi pra descobrir sobre isso que li :)

      Excluir
  7. Oi Dani... eu já li este livro e gostei muitoooo; principalmente do final...

    livros terapias / Sorteio de Fim de ano

    ResponderExcluir
  8. Oie,
    nossa ouvi mto sobre este livro, mas ainda não consegui ler.
    Parece ser uma ótima história.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Dani. Tudo bem?
    Estou doida pra ler esse livro e já tô com ele aqui salvo no computador.
    Fiquei, inicialmente, com medo de ler a resenha e encontrar algum spoiler (mesmo que não fosse um spoiler de fato), mas ainda bem que não aconteceu :D
    Não gosto de leituras rápidas quando essas são assim por explorar pouco as cenas mas continuo bastante empolgada pela premissa do livro.
    Quando ler volto aqui para a gente conversar, ahahahahha.

    Um beijo!
    Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto de histórias rápidas e muitas que já li abordaram muito bem uma história. Acho que tudo depende da forma como se conta uma história :)

      Excluir
  10. Não parece muito o meu tipo de leitura, mas tem cara de ser muito interessante! Eu fico agoniada com esses livros, morrendo de vontade de ir para as últimas páginas para saber o que acontece! Talvez eu dê uma chance a ele quando a minha lista de livros diminuir, kkkkk, pois gostei mt da sua resenha! Beijoss

    http://apaixonadaporfinaisfelizes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Adoro esse tipo de história de investigação, que dá vontade de roer as unhas, ainda não tinha ouvido falar desse livro, preciso voltar com minhas leituras! Beijão, amei sua resenha ;)

    Estranha no Paraiso | Facebook | Instagram | Twitter | Youtube
    SNAPCHAT: alineeb8

    ResponderExcluir
  12. AAAAAAH, eu já li essa história( tive uma parceria com a Raquel também *_* ) e cara, eu achei tão bem construída a história.

    ehehehe

    beeijão :)
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Dani
    Gosto muito de historias desse tipo, pena que muitas resenhas dizem exatamente o mesmo que você disse, talvez eu leia, mas não vejo muito animação, enfim.
    Beijos,

    Borboletas de papel Ƹ̴Ӂ̴Ʒ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Aline!
      Sempre acho melhor ler e tirar nossas próprias conclusões se temos dúvidas ;)

      Excluir
  14. Oi Dani!
    A Raquel é um amor de pessoa, quero muito ler esse livro dela.
    Parece ser muito envolvente, além de só ler elogios da obra.
    Beeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Daniele!
    Esse livro tá na minha fila de espera (tomara que dê para lê-lo esse ano ainda). A premissa é bem interessante.

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  16. Oie! Estou com o livro dessa autora aqui em casa, tenho vergonha ainda nem li, e conheço ela pessoalmente! Vergonha² kkkkk
    Bjs, comenta por favor nessa resenha ajudaria muito:http://resenhasteen.blogspot.com.br/2015/12/desejo-proibido.html
    E vem participar do CONCURSO CULTURAL DE NATAL do blog, VALENDO UM LIVRO E UM KIT DE MIMOS.
    https://www.facebook.com/Resenhasteen/photos/a.550894918273575.141059.520952071267860/1202088096487584/?type=3&theater

    ResponderExcluir
  17. Eu também logo Previ quem seria o culpado, mas as vezes ele me deixou em dúvida. Muito boa sua resenha, parabéns!

    Beijos,

    http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Daniele, tudo bem ?
    Não tinha ouvido falar desse livro.
    Sua resenha foi a primeira que eu li, e gostei bastante de sua resenha.

    Beijos
    @saymybook
    http://saymybook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu já li, já resenhei e gostei! Mas realmente você está certa em comentar "Como é que os peritos não perceberam?". Me perguntei a mesma coisa! Mas nos mundos literários tudo é possível ehueheuheueh

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade que é possível, mas eu gosto de explicações para as impossibilidades ;)

      Excluir
  20. Oi Daniele,
    Já tinha visto esse livro, mas não parei muito para ler a história. Por um lado é bom quando a leitura é rápida, pois a gente lê e nem ve a história passar, mas por outro é ruim que acaba logo :(
    Adorei sua resenha, espero que eu possa ler esse em breve.
    Conhecendo seu e já estou seguindo!
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Já vi bastante esse livro por aí!!
    Caiu no gosto do publico!!
    Ótima resenha!!

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  22. Helloo, Dani! Tudo numa nice?!
    Eu já tinha visto muitas resenhas desse livro por aí e por saber que pecava nesse quesito da escrita ser muito objetiva e rápida eu decidi por não ler a obra. É claro que tem os seus pontos bons sobre o mistério e a potencialidade da premissa, mas eu gosto de uma carga dramática bem escrita, sabe?! Fico frustrada quando não acontece e fico imaginando de todas as formas. Gostei da sua resenha sincera.
    Beijin...
    Pieces of Alana Gabriela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Alana, tudo sim e com você?
      Sei exatamente como é o sentimento. Tive o mesmo com esse livro, mas ao mesmo tempo foi muito bom também. É como disse: o livro teve seus pontos negativos e positivos.

      Excluir
  23. Olá,
    Eu sempre vejo alo relacionado a esse livro por aí, mas ainda não tive curiosidade de ler, a bem da verdade é que esse probleminha na escrita me incomodaria, então eu que já não tinha interesse agora já não quero ler mesmo.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Gostei da resenha e do blog, que acabei de conhecer. Meus parabéns pelo trabalho, já estou seguindo você! :) Poderia dar uma olhadinha no meu, que comecei agora? Se não for incômodo, é claro. Estou na luta para conseguir pessoas que se interessem por ele e blogs que também me interessam, hahaha.
    Obrigada, qualquer coisa.
    Parabéns!
    Beijos,
    ofantasmaliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. The post is so great! Thank you for sharing:)

    irenethayer.com

    ResponderExcluir
  26. Gosto bastante de livros com essa pegada de suspense, mistério e afins. Mas pela sua resenha, acho que não vale muito a pena, porque, pelo que você disse, as coisas acontecem rápido demais e acho que as vezes "a digestão" tem que ser mais lenta porque caso contrário a história não cola. Mas mesmo assim não deixa de ser interessante!
    Beijo,
    paraisodemenina.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Bia, a história é muito interessante, tem apenas esse pequeno por menor, mas de resto está muito bom :)

      Excluir
  27. Oi Daniele!

    Primeiramente: Menina, que amor de blog que é esse *-*
    Estou apaixonada pelo layout e delicadeza em cada detalhe, parabéns!

    Agora sobre o livro, já li muitas resenhas sobre ele e me parece bem "divisor de águas", alguns amam outros odeiam rsrs

    Vou aguardar um pouco antes de me decidir se leio ou não.


    Amei o blog e já estou seguindo!
    Beijos, Ana.

    www.entrepaginasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oii Ana!
    E quanto amor em um comentário! Fico muito feliz que você tenha gostado do blog <3 Sim, as pessoas parecem estar divididas quanto a dizer se ele é bom ou não :)

    ResponderExcluir
  29. Oi,
    Tudo? Vim conferir sua resenha. Então o Vingança nasceu como um conto por isso ele tem esse ar dinâmico dos acontecimento, eu escrevi ele há 15 anos atrás (tinha 16 anos na época), e a intenção dele no início era contar uma história rápida e dinâmica que pudesse ser lida em pouco tempo. Sobre a questão dos policiais tem uma razão disso ter acontecido dessa maneira, infelizmente não descrevi no livro por falta de técnica mesmo na época, mas fica a dica para o próximo ou quem sabe um spin off desse. se ainda quiser saber me avisa que te conto por e-mail senão vou acabar soltando spoilers indesejados por aqui. Obrigado pelo seu apoio.
    Beijos
    Raquel Machado
    Escritora Vingança Mortal

    ResponderExcluir