Resenha: Running Barefoot - Amy Harmon

by - 11:01

Autor: Amy Harmon
Editora: CreateSpace Independent Publishing Platform
Ano: 2012
Páginas: 439
Classificação: ★ ★ ★ ★

Sinopse:
Quando Josie Jensen, uma desajeitada prodígio musical de 13 anos de idade cai de cabeça no novo garoto Samuel Yazzie, um rapaz de 18 anos de idade. Navajo e cheio de raiva e confusão, uma improvável amizade floresce. Josie ensina Samuel sobre palavras, música e amizade, e ao longo do caminho encontra sua alma gêmea.
Após a formatura, porem, Samuel abandona a sonolenta cidade pequena, em busca de um futuro e de uma vida, deixando sua jovem mentora para trás.
Muitos anos se passam antes de Samuel voltar a encontrar sua velha amiga, que agora necessita das mesmas coisas que ofereceu a ele anos antes. Seus papéis são invertidos, e Samuel ensina a Josie sobre a vida, o amor e sobre deixar ir.

Josie Jensen é uma alma velha presa dentro de um corpo de uma criança que teve que crescer muito rápido para poder cuidar da casa graças a perda precoce da mãe para um câncer. Um dia ao bisbilhotar a casa de uma vizinha acaba encontrando e se apaixonando pela música clássica e pelo piano. E aos treze anos já é muito talentosa.
"Fiquei surpresa que a música poderia falar comigo sem palavras."
Samuel Yazzie é um garoto de 18 anos de idade que vive entre dois mundos e sente que não é aceito em nenhum deles. Filho de uma mãe Navajo, que é uma tribo indígena local, e um pai americano que morreu muito cedo, Samuel se sente puxado por duas culturas diferentes que não conseguem entendê-lo ou aceitá-lo o que o torna arredio para qualquer tipo de contato com outras pessoas fora de seu círculo familiar.
"A sra. Grimaldi diz que você não pode construir paredes e então ficar louco quando ninguém quer passar por cima delas."
Quando Josie é vítima de uma brincadeira de mal gosto feita por um valentão dentro do ônibus escolar, Samuel acaba metido no meio da confusão e para acabar de vez com a brincadeira que já ia longe de mais, ele termina por salvar Josie de toda a humilhação mesmo contra a vontade. A partir desse momento os dois passam a sentar juntos no ônibus durante todo o trajeto da escola. No principio Josie não consegue entender porque alguém como Samuel a salvou já que não parece gostar nem um pouco da situação em que se colocou e faz questão de demonstrar isso sempre que Josie tenta puxar conversa, até que por fim, ela desiste e passa a se concentrar nos livros e em sua música. Porém, isso também passa a irritar Samuel que, um dia já sem paciência, pergunta o que ela é que Josie tanto lê odeio quem me faz essa pergunta.

O engraçado é que a partir dessa simples pergunta é que a relação dos dois passa a desenrolar. E eles se tornam amigos e passam a compartilhar o amor pela música clássica e por livros. E entre tudo isso surge inúmeras questões bem profundas e reflexivas; e são essas conversas que passam a curar as feridas de Samuel e o ajuda a enxergar o mundo com novos olhos.

No decorrer do livro podemos ver como a amizade de Samuel e Josie é bonita e o quanto essa relação foi amadurecendo no decorrer do ano em que passaram juntos e o quanto isso afetou o Samuel que passou a ter sentimentos que iam além de amizade com relação a Josie, porém sem poder avançar nessa relação por Josie ser apenas uma criança. Quando chega a formatura, Samuel se senti aliviado em poder sair da cidade e poder se concentra em outras coisa e durante esse período que está longe de sua cidade passa a trocar cartas com Josie, porém com o decorrer do tempo essas cartas diminuem até pararem completamente de serem enviadas por Samuel deixando Josie bastante aflita. Alguns anos mais tarde Samuel retorna a cidade para encontrar uma Josie de 16 anos bem mais amadurecida do que quando foi embora, mas antes que seus sentimentos transbordem ele vai embora, porém antes tem uma terrível discussão com Josie que os deixam incomunicáveis por vários anos. A partir daí Josie decide então esquecer Samuel e tocar a bola pra frente, entretanto uma série de tragédias acontecem alterando todo o futuro que Josie havia traçado para si e quando Samuel retorna a cidade encontra uma Josie completamente diferente da garota que havia deixado para trás.
"Não foi uma paixão ou coisa de menina. Tinha sido amor. Inocente, fora do comum, antes do seu tempo, mas... amor. O tempo tinha fornecido o ponto de vista, e embora eu nunca tivesse admitido, sabia que era verdade."
Assim que vi que a autora era a Amy Harmon a mesma de Beleza Perdida corri para ler com grandes expectativas e, claro, ela não me decepcionou.

Eu amo a escrita da Amy que consegue contar toda a trajetória de vida de seus personagens sem tornar o enredo cansativo ou chato. E ainda nos apresenta um mundo completamente novo que é o da cultura Navajo cheia de lendas e reflexões maravilhosas acerca da vida, quem nós somos e como utilizamos esse conhecimento para moldar o futuro. 
"As vezes eu sinto que se pudesse ver sem os olhos o que sinto com as minhas mãos, eu seria capaz de ouvir a música. Eu não uso as minhas mãos para sentir amor ou alegria ou dor de cabeça, mas ainda sinto mesmo assim. Meus olhos deixam-me ver coisas incrivelmente belas, mas as vezes acho que o que vejo atrapalha o que realmente é... que é um pouco além da beleza. Quase como se a beleza que posso ver fosse apenas uma cortina muito bonita me distraindo do que está do outro lado... e se eu só soubesse como empurrar essa cortina de lado, haveria a música."
Mas se a história foi tudo isso porque 4 estrelas? Bem, foi porque senti que passei o livro todo esperando algo que não aconteceu e foi uma coisa que deu uma leve sensação de decepção. Não sei bem o que estava esperando, mas não foi aquele final que desejei. Talvez eu estivesse querendo mais ação, porque tenho lido muitos livros assim ultimamente e quando não houve fiquei um pouco decepcionada. E sim, eu gostei, mas eu fui praticamente comendo o papel pra poder chegar no final e ver aquela cena super impactante e emocionante e terminou e nada disso aconteceu.

Enfim, Running Barefoot conta a história de duas pessoas que se sentem completamente deslocadas nos lugares em que vivem, mas que encontram consolo uma na outra em uma surpreendente e linda história de amor e que nos mostra a importância da amizade verdadeira na vida das pessoas. Uma história que todos deveriam dar uma oportunidade.

You May Also Like

53 comentários

  1. Parece-me um ótimo livro e bem interessante.Obrigada por compartilhar.

    Mil bjos,
    http://www.dmulheres.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá ^^

    Amo essa autora desde que li Beleza Perdida, pela sua resenha pude perceber que o livro traz outra vez uma grande carga dramática, uma amizade florescendo, parece ser lindo!

    Bjks,

    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É maravilhoso, tenho certeza que você vai amar Running Barefoot também :)

      Excluir
  3. Oi Dani! A autora esbanja delicadeza e doçura em suas obras, eu ainda não li este livro, mas já vai para lista, pelo visto é outra joia como foi Beleza Perdida.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Hummm, ainda não conheço a escrita da autora, este livro parece ser bem legal, gostaria de poder ler...

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Dani!
    Não me interessei por Beleza Perdida, mas quero muito esse aqui. Enquanto lia sua resenha, já me dava mais vontade de ler.
    Também odeio quem me pergunte o que tanto leio. Eu sempre respondo: livro. hahahhaha
    Beijos
    Balaio de Babados|Participe da promoção Natal do Babado

    ResponderExcluir
  6. Oie,
    não conhecia o livro, mas pela sua resenha acho que não iria gostar. Achei ele um pouco parado.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Dani!
    Não conhecia nada da autora, mas gostei muito da sinopse e da premissa desse livro! Parece o tipo de leitura relaxante que eu estou precisando.
    Gosto muito quando a história evolui a partir de uma grande amizade, deixa tudo ainda melhor e mais real! E também dá tempo pra desenvolver o relacionamento entre os personagens *-*
    Adorei a resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://www.queriaestarlendo.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Denise!
      Sim a história é uma fofura só e muito apaixonante e se você gosta de livro de livros assim tenho certeza que vai amar Beleza Perdida :D

      Excluir
  8. Olá, parabéns pelo blog. Estou te seguindo!
    Podes dar uma passadinha lá no meu?
    Já viu meu post especial de aniversário lá no blog? Corre lá e me faz alguma pergunta que eu responderei todas. Beijos!
    http://sacoliterario.blogspot.com.br/2015/11/me-facam-perguntas.html#more

    ResponderExcluir
  9. Oi Dani!
    Quero muito ler "Beleza Perdida", mas não conhecia esse livro.
    Vou dar oportunidade para os dois! Adorei essa capa.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Dani
    Tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, mas achei uma gracinha *-*
    principalmente pelo fato de envolver musicas e livros na Historia, adoro essas casais que tem algumas coisas em comum!
    Sei exatamente qual e a sessação de esperar por algo mais HAHAHAHA
    E uma pena não tela surpreendido tanto!
    Espero ler um dia!
    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história não tem aquela pegada de pegar o leitor desprevenido, mas mesmo funciona, a questão é que eu estava esperando algo diferente e não foi bem o que aconteceu, mas mesmo assim adorei o livro <3
      Estante de uma Fangirl

      Excluir
  11. Olá, Daniele.
    Eu me interessei pelo livro. Ainda não li nada da autora, mas achei a história um pouco diferente do que estamos acostumados a ler. por isso eu daria uma chance. Mas já tem aqui no Brasil? Porque essa é a primeira vez que vejo ele hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Sil
      Infelizmente Running Barefoot ainda não tem aqui no Brasil, mas a Editora Veus está trabalhando para trazê-lo pra cá :)

      Excluir
  12. Puxa, o livro parece bom mesmo mas pena que decepcionou um pouco. Achei a história bem interessante :)
    boa semana :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii,
      E gostei bastante do livro e digo que vale a pena ser lido só não vá com muitas expectativas de ação :)

      Excluir
  13. Amei o blog! Vou acompanhar todas as resenhas aqui. Sou cupim de estante, amo ler . Bom saber quando o livro é bom antes comprar rsrsrs. Bjukiss lindinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Margareth! Fico muuuuuuuuito feliz que você tenha gostado do blog <3 sou como você, total cupim :D e também adoro saber quando os livros são bons para poder comprar, haha

      Excluir
  14. Oi, Dani. Eu não dei muita coisa pelo livro, mas me surpreendi com sua história. Gostei bastante do enredo de pessoas deslocadas da sociedade, mas que se encontram e apoiam-se uma nas outras. Um amor divino!
    Blog: Consumidor de Sonhos | consumidordesonhos.blogspot.com.br
    Instagram: Consumidor de Sonhos | CdS

    ResponderExcluir
  15. Oi, Dani!
    Quando li sobre esse livro na internet, ele não chamou muito a minha atenção.
    Mas depois que li a sua resenha, eu simplesmente me apaixonei por ele. Mais um livros que vai para a minha lista. Ai Meu Deus! Se continuar assim vou a falência!
    Beijokas!
    http://viciadaporlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Kênya!
      Esse livro é apaixonante mesmo e mal posso esperar pelos próximos livros da autora <3

      Excluir
  16. Oi, Dani :D
    Esse é um dos livros que está na minha lista, estou bem curiosa pra ler ele, mas tenho alguns na frente, espero que seja tão bom quanto você diz na resenha!
    Beijos,
    Borboletas de papel

    ResponderExcluir
  17. Fiquei bem interessada pelo livro, parabéns pela resenha !!

    http://www.focadasnoslivros.blogspot.com.br/2015/11/resenha-eclipse-da-lua-azul.html

    ResponderExcluir
  18. Nossa, parece bastante Eleanor & Park. Não conhecia ainda esse livro, mas se for mesmo do estilo do que eu comentei, deve ser uma ótima leitura :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Amy & Matthew", vem conferir!

    ResponderExcluir
  19. Oi, Dani! Eu não sei se comentei antes mas eu amei o novo layout do blog.
    Meu Deus, eu ando vendo um monte de Amy Harmon por ai e o pior é que eu to me interessando demais pelos seus livros. Adorei a premissa dele e vou procurar. Não sou boa em ler em inglês, mas as vezes eu dou uma arriscada.

    Beijos
    SIL ~ Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Sil!
      É eu também estou do mesmo jeito. Quero ler e ter todos os livros delas <3

      Excluir
  20. Oi Dani,
    Não conhecia o livro mas gostei do enredo, apesar que me lembrou Eleanor & Park em alguns pontos.
    A protagonista parece ser bacana.
    Também tenho vontade de ler Beleza Perdida :D

    tenha uma ótima quinta.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Nana!
      Eu não achei nada a ver como Eleanor & Park, mas a protagonista é muito bacana mesmo :)

      Excluir
  21. Oi, tudo bem?
    Que resenha linda.
    Adorei :D
    bj

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Dani, tudo bem? Não conhecia o livro, mas acho que ele não faz muito o meu estilo :P Pelo menos não no momento. Quem sabe algum dia né? Mas no momento, não leria, apesar de ter curtido a resenha ;)
    Ahhhh, você tá lendo um livro que quero muito ler : o livro do tio Rick. Quero resenha hahahahha <3 Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Dani!
    Não conhecia esse livro, mas só por ter música no meio (e ainda mais música clássica!) eu já fico com vontade de ler. Pena que o final não foi o que você esperava!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, não é que o final não era o qu eu esperava, ele foi bem previsível, na verdade, haha

      Excluir
  24. Oi Dani!
    Não conhecia o livro, mas fiquei bem interessada.

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  25. Oi Dani, tudo bem?
    Ainda não li Beleza Perdida, mas está na lista de próximas leituras...
    Já vi vários outros livros da autora e todos parecem ter uma estória bem legal!
    Sua resenha está ótima e me deixou com vontade de ler o livro...
    E ah, também tenho problemas com essa terrível pergunta de o que é que tanto lemos hahahaha
    Beijinhos

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Mari!
      Essa pergunta é um saco, né? Sem falar que as pessoas só perguntam pra implicar! Melhor nem responder, haha

      Excluir
  26. Oi, Daniele! Como vai?

    Sua resenha está muito boa! Gostei demais! :)
    Vou adicionar este livro para leituras futuras e, quero ler também Beleza Perdida.
    Parabéns pela resenha! ;)

    Beijos!
    Participe do sorteio #SomosTodosIguais no Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir