A volta dos que não foram e This is Halloween com muitas indicações!

by - 15:16

eu dando minhas caras aqui após 3 anos de blog parado

Após 3 anos sem dar as minhas caras neste lugar eu retorno dos mortos porque essa pandemia/quarentena tem feito coisas loucas com as pessoas. E, vamos ser honestos, tanto tempo livre tem me feito ter várias ideias que eu gostaria de por em prática e, uma delas, era retornar com o blog só que com uma nova perspectiva, novos ares ~ admito que eu queria mesmo era iniciar um podcast, mas a falta de amigos que consumam tanta arte que nem eu me fez desanimar um pouco, afinal podcasts são mais divertidos quando se pode conversar com alguém. 

Há algum tempo eu retornei minhas leituras, embora não com a mesma frequência de antes e, mais uma vez, a vontade de querer compartilhar/motivar outras pessoas a ler também retornou. Mas, se antes eu não tinha amigos que não curtiam ler, hoje com o preço dos livros na estratosfera é que eu não tenho mesmo, então o podcast vai ter que ficar para um outro momento, mas chegaremos lá porque eu tenho fé.

Como a minha frequência de leitura não é mais a mesma de antes e minha mente fervilha de ideias não ditas que precisam ser compartilhadas imediatamente, venho dar um preview do que pretendo tratar aqui (além de cultura pop em geral):

  • Saúde mental: porque tá todo mundo um pouco perdido ultimamente e não me refiro apenas pela questão da pandemia, mas porque o mundo já está há um tempo perdido (ou talvez sempre esteve) e é bom saber que não é só você e que podemos ajudar uns aos outros. Em tempos como esse, esse tipo de informação pode literalmente salvar vidas e eu agora tenho uma graduação (que podemos comparar aqui com cacique) pra poder falar sobre isso e com uma pós a caminho.
  • Feminismo: e não só pra ter quem espaço pra poder esculhambar omi a vontade, mas pra poder por em pauta assuntos mais informativos ou críticos mesmo, e quero lembrar aqui nessas duas temáticas que acabei de citar provavelmente vou envolver várias coisas como filmes, séries, assuntos populares na internet recente e cultura pop em geral.
  • Política: porque o mundo é político, galerie, apenas aceitem.
  • Video Game: eu já cheguei a falar em outros canais/projetos sobre jogos, mas acho que nunca falei sobre isso no meu blog o que é um absurdo, eu sei.
Entre outras coisas, então voltemos a capa desse post.

É Halloween, galerie! E teremos uma programação especial para esse mês maravilhosamente macabro dese séries, filmes, histórias, podcasts e muito mais! A começar pela minha lista de livros macabros favoritos. Fui começar a curtir livros de terror recentemente, antes nunca havia procurado muito sobre esse gênero porque não conseguia imaginar um livro sendo assustador o suficiente pra me prender, mas hei que estou errada. E como estou, por isso fiz aqui uma listinha dos melhores livros sobrenaturais com uma pegada mais voltada pro horror para que vocês também possam se apaixonar por esse universo.

Louis Creed, jovem médico de Chicago, acredita que encontrou seu lugar naquela pequena cidade do Maine. Uma casa boa, o trabalho na universidade, a felicidade da esposa e dos filhos. Num dos primeiros passeios para explorar a região, conhece um cemitério no bosque próximo à sua casa. Ali, gerações e gerações de crianças enterraram seus animais de estimação. Para além dos pequenos túmulos, onde letras infantis registram seu primeiro contato com a morte, há, no entanto, um outro cemitério. Uma terra maligna que atrai pessoas com promessas sedutoras. Um universo dominado por forças estranhas capazes de tornar real o que sempre pareceu impossível. A princípio, Louis se diverte com as histórias fantasmagóricas do velho vizinho Crandall. Só aos poucos começa a perceber que o poder de sua ciência tem limites. Prepare-se para páginas de puro pavor. Em uma de suas mais terríveis histórias, Stephen King mostra como a dor e a loucura, muitas vezes, dividem a mesma estrada.

Comentários: a começar pelo livro que me tirou da ressaca literária de 4 anos em que estive e isso só aconteceu por conta da minha curiosidade pela história que inspirou o filme do Cemitério Maldito (e aqui eu falo do reboot recente que fizeram que, apesar das críticas, eu curti demais). Talvez um dos livros mais macabros do Stevão Rei que o escreveu enquanto passava por um período de alcoolismo em que temia perder a família; e esse temor está presente em cada entrelinha de seu livro. Gente, que livro horrível e maravilhoso. A todo momento eu estava tensa com o prelúdio de tragédia anunciada que nos aguardava e, ao mesmo tempo, aquele sentimento premonitório de que nada se podia fazer. E quando os acontecimentos se desenrolam é como assistir a uma avalanche: simplesmente inevitável.

Mackie não é um de nós. Ele vive na pequena cidade de Gentry, mas vem de um mundo de túneis e águas escuras e lamacentas, um mundo de garotas-cadáver governado por uma pequena princesa tatuada.
Ele é um Substituto — deixado no berço de um bebê humano há dezesseis anos. Agora, devido a uma alergia fatal a ferro, sangue e solo consagrado, Mackie está morrendo aos poucos no mundo dos homens. Mackie daria qualquer coisa para viver entre nós. Tudo o que ele deseja é tocar baixo e descobrir mais sobre uma garota estranhamente fascinante chamada Tate. Mas quando a irmãzinha de Tate desaparece, Mackie é irreversivelmente arrastado para o submundo de Gentry, conhecido como Caos.

Comentários: Lembro que a primeira coisa que me atraiu nesse livro foi a capa porque, afinal, o que quer que seja que exista dentro do berço deve ser algo horripilante, praticamente o bebê de Rosemary, ou algo do gênero. E a verdade é que eu curti tanto a história que fiquei desejando um outro livro pra explorar mais do mundo sombrio mostrado em O Substituto, senti que várias coisas ficaram se explicação, mas que não prejudica em nada a narrativa, pois na verdade esse era o objetivo pra manter a sensação de mistério que cerca todo aquele lugar.

Jack Peter é um garoto de 10 anos com síndrome de Asperger que quase se afogou no mar três anos antes. Desde então, ele só sai de casa para ir ao médico. Jack está convencido de que há de monstros embaixo de sua cama e à espreita em cada canto. Certo dia, acaba agredindo a mãe sem querer, ao achar que ela era um dos monstros que habitavam seus sonhos. Ela, por sua vez, sente cada vez mais medo do filho e tenta buscar ajuda, mas o marido acha que é só uma fase e que isso tudo vai passar.
Não demora muito até que o pai de Jack também comece a ver coisas estranhas. Uma aparição que surge onde quer que ele olhe. Sua esposa passa a ouvir sons que vêm do oceano e parecem forçar a entrada de sua casa. Enquanto as pessoas ao redor de Jack são assombradas pelo que acham que estão vendo, os monstros que Jack desenha em seu caderno começam a se tornar reais e podem estar relacionados a grandes tragédias que ocorreram na região. Padres são chamados, histórias são contadas, janelas batem. E os monstros parecem se aproximar cada vez mais.

Comentários: Eu tenho uma relação de amor e ódio com esse livro, a primeira é que ao ler a sinopse você cria uma expectativa de que vai haver um susto em cada linha, mas ao ler existe essa construção de um suspense que nunca chega num BAM. O autor faz crescer, crescer e crescer e de repente mingua como se ele houvesse se perdido na narrativa e, apesar de tudo, ele realmente conseguiu fazer um final surpreendente. Então, leia por sua conta e risco.

Guardem as facas, protejam as quinas dos móveis, não mexam com fogo.
A temporada de acidentes vai começar.
Acontece todo ano, na mesma época. Todo mês de outubro, inexplicavelmente, Cara e sua família se tornam vulneráveis a acidentes. Algumas vezes, são apenas cortes e arranhões. Em outras, acontecem coisas horríveis, como quando o pai e o tio dela morreram. A temporada de acidentes é um medo e uma obsessão. Faz parte da vida de Cara desde que ela se entende por gente. E esta promete ser uma das piores.
No meio de tudo, ainda há segredos de família e verdades dolorosas, que Cara está prestes a descobrir. Neste outubro, ela vai se apaixonar perdidamente e mergulhar fundo na origem sombria da temporada de acidentes. Por que, afinal, sua família foi amaldiçoada? E por que não conseguem se livrar desse mal?
Uma narrativa sombria, melancólica e intensa sobre uma família que precisa lidar com seus segredos e medos antes que eles a destruam.

Comentários: Nem lembro o que me fez comprar esse livro, provavelmente todo o mistério que a sinopse insinua e essa capa com um botão na frente me fez lembrar de Coraline o que me instigou mais ainda. A história me chocou em alguns aspectos na época por trazer temas que eu não estava esperando como drogas, sexo e relacionamentos abusivos, mas o mistério é realmente perturbador. Adorei a escrita da autora e toda a atmosfera onírica e fantasmagórica que cerca a temida temporada de acidentes.

Certa noite, meu pai me perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma...
1893. Li Lan é uma jovem que recebeu educação e cultura, mas que vive sem grandes perspectivas depois da falência de seus pais. Até surgir uma proposta capaz de mudar sua vida para sempre: casar-se com o herdeiro de uma família rica e poderosa. Há apenas um detalhe: seu noivo está morto.
A Noiva Fantasma é o surpreendente romance de estreia de Yangsze Choo, a escritora de ascendência oriental que está encantando fãs por todo o mundo.
Por mais fantásticas que pareçam, as noivas fantasmas ainda resistem até hoje em parte da cultura asiática. A prática, que chegou a ser banida por Mao Tsé-Tung durante a Revolução Cultural, foi muito frequente na China e na Malaia (hoje Malásia) no final do século XIX. O casamento era usado para tranquilizar um espírito inquieto, e garantir um lar e estabilidade para as mulheres que diziam sim a maridos já falecidos. É claro que elas tinham um preço alto a pagar, e com Li Lan não seria diferente.

Comentários: Quando comecei a ler esse livro eu já havia tido algumas decepções com os livros da DarkSide que, apesar de belíssimos, as vezes deixam um pouco a desejar no enredo. E Noiva Fantasma vem com o ambiente histórico muito bem construído porque a autora vai explicar a origem dos casamentos fantasmas além de nos centrar na época em que se passa tudo. Então, pros desacostumados, pode ser que a leitura demore um pouco a engatar, mas quando isso acontece simplesmente não dá pra largar o livro e ainda terminar com aquele gostinho de quero mais.


E é isso, tem alguma indicação de livro pra fazer? Porque me descobri apaixonada por livros de terror e quanto mais indicações melhor. Já leu algum desses aqui em cima? Me conta! Quero saber o que você achou também pra podermos compartilhar ideias e ter uma ressignificância que pode ser ainda melhor.


You May Also Like

9 comentários

  1. Conheço alguns dos que citou, mas infelizmente não li nenhum. Alguns já estão na minha lista e adoro esse clima de Halloween onde tem um clima mais trevoso haha. Bem vinda de volta <3

    beijos

    https://www.imersaoliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!! É bom que você tenha voltado haha acho que a quarentena mudou muito o ritmo das pessoas. E tô ansiosa para os posts de saúde mental, acho que neste momento é o que mais estamos precisando.
    Eu não curto muito livros de terror ou sobrenatural, mas já comprei A noiva fantasma porém enrolei demais para ler. Talvez futuramente eu leia.
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Dani! Tudo bom?
    Falou em videogame já tem minha atenção! Todos os tópicos que tu vai abordar são maravilhosos e desejo toda sorte do mundo nesse retorno, e fala de games sim que eu vou tá aqui sempre pra comentar de volta KJNASOUFBASUBGAOUGSA
    Desses títulos citados Cemitério Maldito tirou meu sono demaaaais. Os outros não li, mas quero.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Tenho muita vontade de ler Stephen King, sempre fico babando quando as pessoas fazem leitura coletiva, mas os livros dele são sempre tão caros e acabo nunca comprando. :/

    Gosto muito de posts sobre feminismo, principalmente indicação de livros e vídeos.

    Beijo,

    Samantha Monteiro
    Degrau de Letras

    ResponderExcluir
  5. Olá, Daniele

    Seja bem-vinda de volta, que seja um ótimo recomeço! Adorei as propostas de conteúdo, principalmente o conteúdo sobre saúde mental.
    Sobre os livros, não li nenhum, mas tenho vontade de ler temporada de acidentes. É indico para você Na Escuridão toda Mente, do Paul Tremblay.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Daniele, tudo bem?
    Bem-vinda de volta à blogosfera!
    Adorei as temáticas futuras e já quero ler seus posts sobre feminismo e política.
    Sobre os livros, esse do Menino Que Desenhava Monstros eu queria muito ler.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  7. Oi Daniele, tudo bem?

    Seja bem-vinda à blogosfera novamente!
    Adorei muito das temáticas que você escolheu para abordar aqui no seu cantinho. Vou gostar muito de acompanhar os temas sobre saúde mental, política e feminismo.
    Falando sobre os livros que você indicou, confesso que sou um pouco medrosa e não curto muito a temática terror (rs...).

    Beijos;*
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  8. Adoooorrrooo terror! Belíssimas indicações. Acho que faltou Poe aqui. Recomendo O gato preto, O poço e o pendulo e o Encontro marcado. E se quiser conhecer algo novo, posso recomendar O Psicopata e a Mancha e O senhor do quadro.

    Abracinhos :)
    https://nsmoraes.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Bem vinda de volta! Adorei as dicas dos livros de terror e apesar de não ter lido nenhum desses ainda, vários deles já estavam na minha lista de desejados. Tenho lido muito pouco do gênero nos últimos tempos mas quero retomar a leitura deles.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir