Top 3 - Fruits Baskets

by - 13:56

1° Lugar: Fruits Baskets
Mangaká: Natsuki Takaya



Após a morte de sua mãe, Honda Tohru, vai morar na casa do seu avô, porém devido a reformas que estão sendo feitos na casa, o avô de Tohru pede que esta se hospede na casa de alguma amiga enquanto as mudanças terminam. Tohru acaba não conseguindo abrigo, mas não fala para o avô e passa a morar em uma tenda em um bosque das redondezas. Um dia enquanto ia para a escola Tohru encontra o príncipe da escola, Sohma Yuki, indo pelo mesmo caminho que ela. E não demora muito para que ele e seu primo Sohma Shigure, descubram, no mesmo dia, que Tohru está morando num barraco na mesma região em que mora o clã da família Sohma.  


Ainda no mesmo dia acontece um deslizamento de terra que leva o barraco de Tohru embora, então Yuki convida Tohru para morar em sua casa e, como pagamento pela estadia, Tohru acaba virando uma espécie de empregada. Tudo estava indo bem até que Sohma Kyo entra quebrando tudo pelo telhado da casa. Yuki e Kyo tem uma rixa desde a infância e Kyo havia acabado de voltar de um treinamento pesado de kung fu e estava pronto pra testar suas habilidades em Yuki. Tohru vendo isso tenta impedir a briga preste a se formar e ao segurar Kyo... ele transforma num gato? E Yuki num rato? E Shigure num cachorro?


Acontece que essa família não é normal. Treze descendentes são amaldiçoados a se transformarem em animais do horoscopo chinês. Mas peraí... 13? Kyo é a exceção. De acordo com a lenda que embasa o horoscopo chinês, 13 animais foram convidados para uma festa que Deus ia dar no céu, porém o rato que tinha muita inveja do gato falou para o mesmo que a festa iria acontecer um dia depois do dia propriamente dito. E então no dia da festa o rato montou nas costas do boi para ser um dos primeiros a chegar, enquanto o gato dormia profundamente sem saber o que acontecia. A lenda explicaria a rixa real entre gatos e ratos e, também, explica a rixa de Yuki e Kyo.


Tohru acaba se encantando com eles, mas como nada são flores, a maldição traz muitos sofrimentos a esses jovens, pois ela é ativada quando ou eles estão muito enfraquecidos ou são abraçados por alguém do sexo oposto, o que os impede de terem relacionamentos normais além das pessoas que estão dentro do seu clã. E, dentro do clã, eles tem um lider, Sohma Akito, alguém que por algum motivo todos parecem temer muito.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fruits Baskets significa cesta de frutas, algumas pessoas podem ficar confusas em relação a esse nome porque parece não ter nada haver com enredo, mas logo no início eles vão explicar essa analogia.

A história é linda, engraçada e tocante. Apesar dos três primeiros capítulos trazerem um enredo que parecer bestinha a primeira vista, a gente vai percebendo que é muito mais que isso a medida que os capítulos vão passando e o quanto os treze personagens sofrem com a maldição. Natsuki Takaya não esqueceu de ninguém ao escrever, isso é outra coisa que gosto nos mangás dela, pois ela se aprofunda em cada um e nos faz compreender porque cada um age de um jeitou ou de outro. Um desses personagens é a mãe da Tohru, Honda Kyoko, que mesmo estando morta aparece muito na história, geralmente nas lembranças de Tohru e ela tem uma participação de peso. No anime a gente não vê qual a relação dela com os trezes, mas no mangá mostra que ele conheceu pelo menos um deles. 
"Desconfiar é tão fácil que qualquer um pode fazer. Por isso, procure ser quem acredita nos outros. Quem sabe um dia isso se torne força para alguém."
Ainda no mangá a gente pode perceber o amadurecimento de cada um deles, especialmente de Kyo, que no começo da história se mostra muito revoltado com tudo e todos.


É quase impossível ter um favorito, todos os personagens são carismáticos e impossíveis de não se gostar e cada um dos trezes, como resultado de ser possuído por um animal do zodíaco, tem suas peculiaridades; mas mesmo assim eu tenho o meu favorito (Kyo, seu lindo).



Pelo que vi até agora parece que Natsuki Takaya arrasa em tudo que faz, infelizmente, só li alguns capítulos de outro mangá dela que também foi licenciado aqui no Brasil, Hoshi wa Utau (As Estrelas Cantam). Acho que esse é outro anime que eu não pude falar tudo que eu queria, mas acho que é impossível transmitir todas as emoções que senti ao assistir e ler Fruits Baskets, ele é daquele tipo que mesmo depois de ter lido/assistido, você passa muito e muito tempo pensando nele.

You May Also Like

4 comentários

  1. Faz um tempão que não vejo animes, e confesso que estou com saudades. Ja coloquei esse na lista para ver depois que atualizar alguns antigos.

    www.garotadosuburbio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente muito bom esse anime! Fazia tanto tempo que eu não assistia que vou ver ele de novo! Toda vez que escrevo uma resenha sobre animes dá vontade reassistir.

      Excluir
  2. É um Top 3 com um anime só? .-. São posts independentes? Eu me perdi? Ai meu Deus '-' UHSAUSHAUSHASUAUSH Enfim! Eu gostei desse anime! (?) Aliás, a-do-ro animes! Já assistiu Hyouka? Af. Puro amor. (eu fiz um post sobre ele aqui ó: http://superamorinha.blogspot.com.br/2014/01/pausa-ate-junho_24.html ). O que eu gosto BASTANTE nos animes são o humor que eles carregam. Acho tão sensível. <3 Outro indicação mara, vou ver se consigo acompanhar e gostar claro! :D

    Beijinhos!
    http://superamorinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu ia colocar todos os animes só que ai a postagem do InuYasha ficou enorme e ai eu pensei em fazer três postagens e colocar em cada uma um anime do meu Top 3 xD. Eu amooooo Hyouka e foi justamente por causa dele que assisti Kyoukai no Kanata (tem o mesmo traço) e não me arrependi e talvez você goste também ;D
    E realmente espero que você goste Fruits Baskets porque eu amo amo amo amo amo amo <333333333, ele é daqueles animes que dá um aperto no coração só de lembrar! Aaah, saudades Fruits Baskets :')

    ResponderExcluir