Sobre o meu filme favorito da Disney: Mulan

by - 12:18


Ultimamente tenho assistido a muitos filmes da Disney, especialmente os antigos. E nunca perco a oportunidade de repetir os clássicos como Tarzan, Aladdin, A Bela e a Fera e... Mulan (o meu favorito).


De todas as heroínas disney, Mulan se tornou a minha favorita, pois diferente de suas antepassadas, ela representa a mulher moderna em uma época em que a principal e única função da mulher era casar e cuidar dos filhos e marido. Também representa a dúvida e o receio que carregamos dentro de nós em vários momentos da nossa vida.


A história de Fa Mulan se passa na antiga China em 450 d.C., logo após a construção da Grande Muralha despertando assim a raiva dos Hunos que, comandados pelo general Shan-Yu, invadem a China. O Imperador ordena então que um homem de cada família seja recrutado para lutar na guerra afim de proteger seu país. Sendo o único homem na família Fa, Zhou (pai de Mulan) é recrutado, porém está velho e doente, vendo isto e, após ter sido rejeitada pela casamenteira, Mulan decide ir lutar na guerra no lugar de seu pai. Ela corta seus cabelos e se transfigura em homem e foge para o acampamento para iniciar o treinamento no campo de concentração do capitão Lee Shang. 


A família se torna ciente dos acontecimentos pela madrugada, mas já é tarde e mais para impedir Mulan e se descobrirem seu segredo o preço a pagar seria a morte. Preocupados, o ancestrais da família entram em reunião e decidem chamar o guardião com poder total para ajudar a trazer Mulan segura para casa. Mushu é incumbido de despertar o Grande Dragão de Pedra, mas no processo acaba por quebrá-lo. Desesperado, Mushu se impõe a tarefa de trazer Mulan para casa e, esperançosamente, se tornar também o novo Guardião.

Mushu pode parecer um personagem que só tem como principal função ser o alívio cômico da história, porém ele, assim como Mulan, está em uma jornada de auto conhecimento e descoberta. Como Mulan é desprezada pela sociedade por seu sexo e por ser "diferente", Mushu é desprezado pelos ancestrais por alguns feitos desastrosos no passado, por isto os dois estão em uma dupla caminhada para provar que podem fazer algo certo.
"Meus maiores presente e honra é ter você como filha."

O filme foi baseado em uma antiga lenda intitulada "O Poema de Mulan" no qual Mulan se torna uma grane heroína de guerra, após lutar durante 12 anos. Algumas adaptações foram feitas, é claro, e talvez foram essas mudanças que tenham deixado desgostosos os expectadores chineses, mas ainda assim Mulan foi uma grande sucesso de bilheteria arrecadando no mercado mundial $304,320,254 e se tornando o filme mais visto do mundo em 1998.


Como todo filme disney, Mulan também traz uma mensagem e, apesar de retratar todo o preconceito à mulher, considero que sua principal mensagem  é mostrar que o que é mais importante é o que está dentro e nós, mais do que o que está fora.

melhor cena ever

You May Also Like

2 comentários

  1. Oiii ^__^ Eu aq dnovo/ Agora já tou seguindo o blog :)
    Mulan realmente é um dos melhores filmes na Disney ♥ queria ainda ter a fita desse filme.
    Amo somente tudo nele, além da história eu adoro o cenário e as músicas nem preciso falar né? eu tenho arrepios com aquela da Cristina Aguilera (。♥‿♥。)
    Nesse final de semana eu também reassisti um clássico, Pequena Sereia *¬* tava passando na Disney e eu vi por acaso, quando eu era mais nova assistia taanto.
    Quando eu era mais nova, como eu disse, já gostava da Mulan, mas depois que eu amadureci e assisti o filme com outra visão passei a gostar mais ainda.
    Outra coisinha, no seu perfil vc diz que tem 6 gatos com nomes exóticos, quais são os nomes dele? (sou curiosa≧∇≦)

    Até^__^
    ~ Post novo: jóias lindas inspiradas em sailor moon
    Blog:ShyandBrave

    ResponderExcluir
  2. Oii Beatriz! Eu sei eu sempre fico tão feliz quando entro no blog e vejo que tenho mais seguidores *-*
    Mulan é simplesmente de mais, sempre me arrepio com aquela cena de todo mundo se curvando depois dela ter derrotado os Hunos (perfeita!, e a música da Christina Aguilera nem se fala!
    Sim eu tenho seis gatos, Kkkk. É a Isa (de Isabela), meu irmão colocou o nome dela em homenagem a menina que ele gostava, hehe, fofo né? Também é a única com nome normal xD ; e então temos Minhoca (nome provisório, porque não íamos ficar com ela, mas acabamos ficando), Minhoco (também nome provisório) ele se parecia com a Minhoca, por isso o nome, Kkkk. Aí temos os filhos da Isa: Batman (porque ele tem uma máscara!), Ronron (porque ele ronrona muito) e Pompom (porque lá parece um pompom de tão fofa.
    Ufa! É gato de mais! no final nem parece ttão exóticos assim né? kkkkk
    Até!

    ResponderExcluir